sexta-feira, 11 de abril de 2014

Purulhá

Meu próximo destino seria a Pousada Ranchito del Quetzal próxima ao povoado de Purulhá. O objetivo era ver de perto o Quetzal, o pássaro sagrado dos maias e astecas.

O Quetzal que eu não vi
Saí de Lanquin às 7:30 numa van com destino a Cobán (US$ 3) e de lá peguei um ônibus da empresa Monja Blanca para a Cidade da Guatemala (US$ 2), descendo em frente ao Biotopo do Quetzal, uma reserva de bosque destinada a preservação da ave. A pousada fica ao lado do Biotopo e conta com alguns chalés e algumas suítes bem simples (US$ 20). 

Eram mais ou menos 11:00 quando cheguei e fui recebida por Júlio, proprietário da pousada e sua família, todos muito amáveis. Enquanto o almoço estava sendo preparado fui fazer uma caminhada em uma das trilhas que levava ao rio e a uma pequena cascata.  Apesar do frio há uma quantidade enorme de mosquitos, quase que não dá para abrir os olhos. Depois do almoço o frio ficou mais intenso e eu fui me aquecer embaixo das cobertas, até porque não havia mais nada para fazer ali. 

Já estava escuro quando me levantei e fui pedir umas dicas pro pessoal de como chegar em Panajachel no dia seguinte. O Júlio me convenceu de que indo pela Cidade da Guatemala a viagem seria muito chata e que seria muito mais interessante ir para San Cristóbal Verapaz, depois Santa Cruz del Quiché e finalmente Panajachel, apenas 3 ônibus e uma paisagem linda. Comprei a idéia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...