América Central

PanamáCosta RicaNicaráguaHonduras e Guatemala, cinco países contíguos, mas tão diferentes entre si, na paisagem, na cultura, na situação econômica, no povo. Esses foram os países escolhidos para uma viagem solo entre os dias 14/03/2014 e 15/04/2014.

Roteiro América Central
Trajeto


A idéia era chegar de avião ao Panamá e fazer o trajeto até a Guatemala por via terrestre utilizando, sempre que possível, o transporte público. Existe uma empresa de ônibus chamada Ticabus que faz a ligação entre as capitais desses países e disponibiliza ônibus confortáveis e uma estrutura de hotéis para os passageiros. Os turistas utilizam esse transporte para se deslocar entre as capitais e contratam pacotes turísticos ou serviço de shuttle para chegar aos locais de interesse. Cheguei a viajar de Ticabus entre a Nicarágua e Honduras, mas apesar da comodidade (e do alto custo), não era esse o tipo de viagem que eu queria fazer. Queria estar em contato com a população local, conhecer seus costumes e percorrer estradas onde eu pudesse ver a realidade do país. Eu já imaginava que não haveria muitos turistas embarcando em chicken bus e micro ônibus lotados, mas o fato é que não encontrei nem um mochileiro sequer se aventurando nessas rotas alternativas. Na minha opinião vale a pena fugir da linha convencional recomendada pelos manuais de viajante, essas jornadas torturantes foram o tempero perfeito para a minha viagem.

Economizei bastante no transporte, mas não poupei muito na hospedagem, primeiro por falta de tempo para pesquisar lugares mais baratos e segundo porque achei que eu  merecia uma boa noite de sono, com conforto, depois de um dia cansativo. É possível fazer essa viagem gastando bem menos, mas acho que é legal  o meio termo: nem só conforto, nem só sacrifício. 

Panamá


Costa Rica


Nicarágua


Honduras


Guatemala

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...