quinta-feira, 3 de abril de 2014

Leon e Hervidero de San Jacinto

Peguei o ônibus para Manágua (US$ 1) até o terminal UCA e de lá mesmo peguei o ônibus para Leon (US$ 2). No terminal de ônibus em Leon peguei uma caponera (bici-taxi) por US$ 1 até o centro e me hospedei no Hotel Madrid (US$  16).

O passeio que eu escolhi para fazer nos arredores de Leon foi o Parque Hervidero de San Jacinto, um local onde existem poços de lama em ebulição, possivelmente ligados ao Vulcão Telica e ao Vulcão Santa Clara. 
Para ir ao hervidero voltei ao terminal de ônibus só que dessa vez fui de pau-de-arara (US$ 0,15).  De lá peguei o ônibus para Malpaisillo/San Isidro e desci em San Jacinto(US$ 0,50).
Terminal de buses Leon Nicarágua
Terminal rodoviário de Leon




Da estrada é uma curta caminhada até a entrada do parque onde o visitante é recepcionado pelas crianças que vivem no povoado. Essas crianças fazem a cobrança da entrada do parque (US$ 2) e também trabalham como guias. Para guiar os visitantes eles não estabelecem preço, apenas aceitam o que o  turista lhes oferecer de gorjeta. É recomendável contratar um desses guias mirins porque o terreno é bastante instável e há o risco da pessoa cair nos poços de lama fervente.

Um lugar desagradável aos olhos, insuportavelmente quente e insalubre, impregnado de gases tóxicos, mas ao mesmo tempo fascinante e onde é possível sentir de perto a força da terra em seu estado mais primitivo.
No entorno do parque apenas uma paisagem árida e um pequeno povoado muito pobre.
Hervidero de San Jacinto Nicarágua
Hervidero de San Jacinto e Vulcão Santa Clara ao fundo

Hervidero de San Jacinto Nicarágua
Área demarcada









Hervidero de San Jacinto Nicarágua
Poço de lama

Meus guias me presentearam com um saco de lama, de propriedades medicinais e estéticas. Em seguida me levaram até o El Chorro, uma fonte de águas termais onde tomei um banho relaxante.
El Chorro Hervidero de San Jacinto Nicarágua
Banho no El Chorro
Na Costa Rica e na Nicarágua é bastante comum encontrar uma árvore chamada Jícara. As sementes são comestíveis e a casca do fruto depois de seca é utilizada para produzir um lindo artesanato.
Jícara
Jicara
Catedral de Leon Nicarágua
Catedral de Léon

De volta a Leon passei em uma confeitaria e pedi o doce típico “Três Leches” e um chá gelado (US$ 2,80). Tirei algumas fotos da cidade e voltei para o hotel. Não via a hora de me cobrir com a lama medicinal, pois as coceiras tinham virado ferida e estavam me incomodando muito. A lama ainda estava morna e a medida em que ia secando, a pele ia refrescando. Tomei um banho para tirar a lama, assisti um pouco de TV e fui dormir, no dia seguinte teria que acordar às 4:00 para pegar o ônibus para San Pedro Sula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...