domingo, 30 de março de 2014

Katira e Parque Vulcão Tenório

Pegamos o ônibus que vai para Upala bem cedinho e por volta das 08:15 chegamos em Katira, um vilarejo com um pequeno comércio e algumas casas a beira da estrada. Logo que descemos do ônibus já avistamos o Hotel Mavi, a única opção de hospedagem do local.
Fomos atendidos por um senhor muito simpático que provenciou nossas acomodações (US$ 20 suíte com A/C e TV a cabo) e também nos indicou um taxista (o Sr. Pastor) que mora ao lado hotel que poderia nos levar até o parque. Combinamos a corrida (US$ 40 ida e volta) e fomos até o armazém comprar água e algum lanche para levar.

Depois de 45 min percorrendo uma estradinha de terra chegamos à entrada do parque onde pagamos US$10. A caminhada levaria cerca de 3 horas e o Sr. Pastor ficou de nos pegar às 13:30. A trilha é fácil, mas havia muita lama. A primeira atração é a Cascata do Rio Celeste e para chegar pertinho tem que descer uma escadaria (o problema é subir na volta).  A combinação do carbonato de cálcio com enxofre é responsável pela cor fantástica dessas águas. Caminhando mais um pouco chega-se a um mirante onde é possível ver o vulcão Tenório e ao final da trilha o encontro das águas que formam o Rio Celeste, onde se pode ver claramente a mudança de cor.
Escadaria para a Cascata do Rio Celeste Costa Rica
Escadaria que leva a Cascata do Rio Celeste

Cascata do Rio Celeste Costa Rica
Cascata do Rio Celeste

Rio Celeste Costa Rica
Rio Celeste

Encontro das águas de cores diferentes

De volta ao hotel, banho e descanso o resto da tarde. Às 19:00 saímos em busca do jantar. A única opção foi uma pequena pizzaria e a única pizza disponível era uma pizza gigante de carne moída com champignon. Não sei se era a fome, mas a pizza estava deliciosa, só sobrou um pedaço que o Henke guardou para o seu café da manhã. Nos despedimos na entrada do hotel, Henke pegaria o ônibus para Tilarán às 6:00 e eu só pegaria o ônibus para Penas Blancas às 8:30.