sexta-feira, 14 de março de 2014

Chegando a Cidade do Panamá

Parti de São Paulo às 12:15 rumo a Cidade do Panamá em um voo da Copa Airlines que levou cerca de 6h30min. Cheguei às 16:45 (lá são duas horas a menos) no aeroporto de Tocumen. Antes de pegar o táxi fui até um banco e troquei algumas cédulas de US$100 por outras de menor valor. A moeda oficial do Panamá é o Balboa que circula só em forma de moedas e apesar de tudo ser pago em dólar, as notas de 100 não são aceitas em lugar nenhum.

Dividi o táxi com uma moça que ficou no centro da cidade. A corrida custou US$ 20 para cada uma. É possível chegar ao centro utilizando o Metrobus, mas tem que ter o cartão, pois não é aceito pagamento em dinheiro. Existe um posto de recarga no aeroporto, mas não vende o cartão. Parece proposital para obrigar as pessoas a ir de táxi.

Se não fosse tão tarde eu teria me aventurado em um “Diablo Rojo”, antigo ônibus escolar americano, pintado de forma extravagante e que anda em alta velocidade pelas rodovias. Aceita pagamento em dinheiro, mas a maioria dos estrangeiros detesta esse tipo de transporte que ainda é muito utilizado pela população. Eu sou apaixonada pelos “Diablos Rojos”, pena que aos poucos estão saindo de circulação para dar lugar aos confortáveis Metrobus.
Diablo Rojo Cidade do Panamá
Diablo Rojo

Plaza Tomas Herrera Cidade do Panamá
Plaza Tomas Herrera e o hostel ao fundo

Fiquei hospedada no Hostel Panamericana que fica na parte antiga da cidade, conhecida como Casco Viejo – US$ 12 cama em dormitório ou US$ 25 quarto duplo com banheiro compartilhado.O hostel é muito barulhento, assim como toda essa região, então se busca tranquilidade, fique em outro lugar. Conheci um italiano que se hospedou em um hotel na Cinta Costeira em uma suíte confortável e gastou cerca de US$20.Uma boa opção é se hospedar na Cinta Costeira na parte que fica mais próxima ao Casco Viejo e da Plaza 5 de Mayo de onde partem os ônibus para vários pontos da cidade e também tem uma estação de metrô. Quando eu estava lá, o metrô ainda não estava em operação, mas foi inaugurado no dia 05 de abril. Nessa fase inicial não é cobrada a passagem, mas é necessário usar a fatídica “tarjeta” para ter acesso. Se for utilizar ônibus,metrô e também pegar ônibus para outras cidades do Panamá a partir do Terminal Albrook, então vale a pena comprar a “tarjeta 3 em 1”. Mais adiante volto a falar dessa tarjeta.



À noite fui passear pelo Casco Viejo. O local é muito seguro, cheio de policiais, que, apesar da aparência austera, são muito queridos e prestativos. Quando eu falei que era brasileira, aí não me largaram mais, queriam saber da Copa, dos jogadores brasileiros, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...